Spotify vs Deezer: Quem é melhor?

Spotify vs Deezer

Quando há dois gigantes do streaming de música Spotify vs Deezer, compare seu preço, qualidade de áudio, número de usuários, gratuito vs premium e muito mais

Embora seja bastante comum entre nós, como humanos, comparar pessoas, coisas e situações. A batalha Spotify vs Deezer não é exceção. Os dois aplicativos de streaming de música, ambos conhecidos por seus recursos exclusivos e base de fãs leais, dominam sua participação no mercado há décadas.

O fato menos conhecido sobre o debate Spotify vs Deezer é que é mais um conflito do que apenas uma participação de mercado. É um choque de culturas, com o Spotify vs Deezer atendendo extremamente bem às suas respectivas bases de fãs. No entanto, ainda é difícil perguntar: o Deezer é melhor que o Spotify? Então, para encerrar este debate de hoje, compararei de forma abrangente os dois gigantes da música neste post.

Conclusões rápidas

  1. Tanto o Spotify quanto o Deezer oferecem recursos competitivos que os tornam concorrentes equivalentes.
  2. O Deezer é um concorrente menos popular, enquanto o Spotify ganhou popularidade ao longo da década investindo em marketing pesado.
  3. O Deezer oferece um recurso que melhora a qualidade do áudio, dando-lhe uma vantagem sobre o Spotify.

Spotify vs Deezer: uma comparação abrangente

1. Fundo

Spotify

Relacionado a uma empresa sueca, o Spotify é um serviço de streaming de música lançado em 2008 na Europa. Com suas táticas de marketing iniciais, satisfação do usuário e recursos avançados, o Spotify ganhou uma enorme participação de mercado em apenas 3 anos após seu lançamento. O gigante da música Spotify tem hoje uma base de usuários de 406 milhões em todo o mundo.

Deezer

Com raízes bem estabelecidas na França, a Deezer começou como uma gigante francesa de streaming de música. Mais tarde, espalhou suas filiais na Europa, África, Ásia, Oriente Médio e América do Sul. O Deezer ganhou popularidade particularmente por volta de 2009 e 2013, mas ainda devido ao menor uso de táticas de marketing, tem uma base de fãs relativamente menor de 16 milhões de usuários em todo o mundo.

2. Características

Spotify

O Spotify ganhou popularidade com base em alguns recursos. Na minha opinião pessoal, eles fazem do Spotify o que é hoje.

  • Interface do usuário – Fácil de navegar, tornando-o conveniente de usar.
  • Algoritmos inteligentes – seleciona listas de reprodução com base no histórico de audição.
  • Podcasts – Extensa biblioteca de podcasts.

Deezer

Os recursos pelos quais o Deezer fez seu nome são

  • Extensa biblioteca de música – milhões de faixas originais
  • Letras – letras lado a lado estão sendo reproduzidas
  • Ferramentas de descoberta – recurso Flow que seleciona playlists com base no histórico de audição e recurso Mixes que seleciona playlists em diferentes estilos e gêneros que você gostou até agora.

3. Qualidade de streaming de áudio

Quando se trata de serviços de streaming de música, a qualidade do áudio desempenha um papel vital na determinação da qualidade do serviço. A terminologia de áudio vai ser um pouco técnica, mas tentarei explicar aqui sobre a qualidade de áudio do Spotify vs Deezer.

Spotify

O único recurso em que o Spotify ficou para trás é o áudio HiFi. Basicamente, o Spotify transmite suas músicas no formato Ogg Vorbis. Este é um formato onde os arquivos de música são compactados e comprometem a qualidade do áudio devido à perda de dados de áudio durante a compactação do arquivo.

Deezer

O Deezer premium inclui configurações de HiFi. As configurações de áudio HiFI, como no Deezer, funcionam no formato FLAC. FLAC é um formato sem perdas onde o código da música de alta resolução é mantido e nenhum dado é perdido durante a compactação. Conseqüentemente, uma melhor qualidade de som.

4. Biblioteca/Conteúdo

Além de todos os outros recursos que ambos os serviços de streaming de música têm a oferecer, o conteúdo é aquele que o usuário realmente procura. Spotify e Deezer cobriram de forma abrangente o conteúdo musical com milhões de faixas, podcasts e audiolivros. Comparei o Spotify vs Deezer com base nos seguintes parâmetros.

Tamanho da biblioteca de música

Spotify vs Deezer mantêm uma extensa biblioteca de música, com o Spotify tendo um tamanho de 85 milhões de faixas e o Deezer com um total de 90 milhões. No entanto, o Spotify ganha vantagem sobre o Deezer por ter uma vasta biblioteca de podcast de 3,6 milhões de podcasts em mais de 160.000 podcasts do Deezer. O Deezer permite que seus usuários filtrem podcasts por duração.

Conteúdo exclusivo

Spotify vs Deezer possuem conteúdo exclusivo, como shows ao vivo e gravações de estúdio. O Spotify também possui uma coleção de audiolivros composta principalmente por gêneros de literatura clássica. O Spotify também possui o recurso Green Room, que oferece streaming de podcasts ao vivo, tornando-o a maior e mais atualizada biblioteca de podcast do mundo.

5. Social

Um aspecto importante da música e dos filmes é que as pessoas adoram compartilhá-los. Plataformas de streaming de música como Spotify vs Deezer e outras entendem essa estética do usuário e integraram um recurso social que permite compartilhar, integrar e curtir música com seus amigos e entes queridos.

Compartilhamento

O compartilhamento de músicas nunca foi tão fácil com o Spotify. O Spotify oferece um código de compartilhamento que permite aos usuários compartilhar com amigos e familiares nas redes sociais ou nas redes sociais da Apple para curtir playlists juntos.

Integração social

Outro recurso interessante do Spotify são as listas de reprodução colaborativas, que permitem criar uma lista de reprodução com uma opção colaborativa ativada. O link da lista de reprodução colaborativa é compartilhado com seus entes queridos para desfrutar de uma experiência musical consensual. O Spotify também permite a integração com o Facebook, onde você pode encontrar os perfis de seus amigos e acompanhar suas atividades de escuta no aplicativo de desktop em “Atividade de amigos”.

Você também pode aproveitar o mesmo no Deezer, mas, sendo o Deezer um serviço pouco popular, tem menos amigos. Além disso, o Deezre não permite que você visualize as listas de reprodução ao vivo dos seus amigos.

6. Personalização

À medida que a tecnologia avança, os usuários começaram a migrar gradual e rapidamente para versões customizadas e personalizadas de serviços que usavam no passado.

O Spotify ganhou a oportunidade de fornecer à sua base de usuários playlists personalizadas e selecionadas com base no histórico de audição dos usuários, interesses e playlists curtidas. Os algoritmos avançados e incomparáveis ​​do Spotify leem cuidadosamente seus interesses e aumentam sua precisão de acordo com seu gosto e preferências musicais. O Spotify Discover Weekly e o AI DJ trabalham em recursos de personalização.

A Deezer também incorporou um mecanismo semelhante em seu serviço que funciona em duas fases. Em primeiro lugar, quando o usuário se inscreve no aplicativo, ele recebe informações sobre os gêneros e artistas de que pode gostar. Em segundo lugar, quando você escolhe uma música da biblioteca do Deezer e gosta ou não de uma música. Por último, o Deezer utiliza suas informações gerais para criar uma playlist personalizada para você.

7. Conectividade

Uma das principais vantagens que o Spotify tem sobre seus concorrentes é a capacidade de se conectar a quase todos os dispositivos enquanto usa um dispositivo principal (como um celular) como controle remoto.

O recurso Spotify Connect é um recurso especializado do Spotify que pode ajudá-lo a se conectar a smart TVs, X=Box, alto-falantes inteligentes, sistemas de som e desktops. A melhor parte é que quando você muda de um dispositivo para outro, você não precisa se lembrar de onde saiu, o outro dispositivo escolherá automaticamente o primeiro dispositivo de onde você saiu.

O Deezer também oferece o mesmo recurso de conectividade e permite conectar-se a desktops, alto-falantes e sistemas de som. No entanto, o Deezer só permite que você se conecte a três dispositivos ao mesmo tempo. Se precisar se conectar a um quarto, você terá que desconectar um dos dispositivos anteriores.

8. Interface do usuário e funcionalidade

A interface do usuário desempenha um papel vital na manutenção de usuários fiéis em suas plataformas. A interface do usuário inclui fatores como tema de cores, conforto de navegação e acessibilidade de diferentes funções e recursos.

O Spotify tem um tema simples de cor escura que contrasta com preto e verde com fontes escritas em branco brilhante. A navegação é fácil e tudo pode ser acessado facilmente na página inicial. A página inicial ainda não é um mercado de peixe que bagunça as opções. Quando se trata do reprodutor de música Spotify, ele é mais atraente e fácil de usar que o Deezer.

O Deezer, por outro lado, possui um esquema de cores brilhantes e vibrantes em sua interface. A interface de usuário do Deezer foi descrita como a mais “amigável” com seu recurso mais fácil de navegar. Um recurso diferenciado do Deezer é sua estação de rádio personalizada chamada FLOW, que ajusta suas playlists com base no seu feedback e histórico de curtidas.

9. Preços

O preço da assinatura premium é um dos principais fatores a serem considerados ao selecionar entre os serviços. Todos esses serviços de streaming de música possuem recursos gratuitos que permitem controle limitado sobre o aplicativo. O plano premium oferece recursos ilimitados que permitem controlar e curtir música de forma ilimitada.

O Spotify tem quatro planos premium que incluem planos individuais, para estudantes, duplas e familiares que variam de US$ 5/mês a US$ 16/mês. A Deezer possui apenas dois planos premium, um individual e outro familiar, e apenas uma pequena diferença nos planos de preços. No entanto, o Deezer tem uma vantagem, pois oferece áudio HiFi, que é uma tecnologia de áudio sem perdas pelo mesmo preço e sem custos adicionais.

Plataforma de áudioPlano grátisPlano individualPlano familiarPlano de estudante
SpotifysimUS$ 10/mêsUS$ 16/mêsUS$ 5/mês
DeezersimUS$ 11/mêsUS$ 18/mêsN / D

10. Características adicionais

Quando falamos em recursos adicionais, tanto o Spotify vs Deezer possuem alguns que agregam grande valor a esses aplicativos. Recursos como reprodução de letras de músicas, equalizador, conectividade com vários dispositivos e listas de reprodução colaborativas são recursos que esses dois aplicativos oferecem.

Os recursos adicionais do Spotify incluem

  1. Feeds de atividades de amigos que permitem acompanhar a atividade auditiva de seus amigos.
  2. O enredo e o recurso por trás da letra fornecem detalhes sobre a música.
  3. Vídeo reproduzido lado a lado.
  4. Recurso Crossfade para eliminar pausas entre as faixas

Os recursos adicionais do Deezer incluem

  1. Configurações de áudio 360 Reality que aprimoram o áudio HiFi.
  2. Shazam gosta de identificação de músicas e questionários musicais
  3. O recurso “Stateeztics” fornece dados de escuta contínuos.

Minha opinião pessoal

Após uma comparação completa, análise detalhada e compreensão completa do debate Spotify vs Deezer, concluí que tanto o Deezer quanto o Spotify têm recursos quase equivalentes. O Spotify aplicou táticas de marketing para ganhar participação de mercado em um espaço de tempo mais curto. No entanto, a melhor coisa sobre o Deezer é a qualidade de áudio que ele tem a oferecer, pois para mim, a qualidade do áudio para a música é como o sal para a comida. Além do fato de o Spotify ter conseguido enviar mais podcasts, o Deezer ainda conseguiu ganhar vantagem trabalhando em recursos que os usuários realmente valorizam.

Perguntas frequentes

Deezer é um aplicativo de streaming de música que possui mais de 90 milhões de faixas e podcasts em sua biblioteca de música. De origem francesa, o aplicativo já chegou a quase todos os países do mundo.

Com base na comparação acima, o Deezer é melhor que o Spotify porque fornece áudio HiFi, uma qualidade de áudio sem perdas que o Spotify ainda não oferece.

O recurso de áudio sem perdas, que oferece qualidade de áudio semelhante à de um CD, torna o Deezer o melhor serviço de streaming de música.

O Deezer iniciou suas operações um ano antes do Spotify em 2007. No entanto, o Spotify penetrou rapidamente no mercado internacional ganhando ativamente participação de mercado.

Você pode aproveitar os recursos gratuitos do Deezer por 30 a 90 dias, após os quais você terá que assinar um plano premium.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *